CopyArte

Uma experiência no Marrocos

Cris Macedo

Por Portal Evidência em 28/01/2023 às 23:36:01

Olá, Evidencers!
Hoje começo a coluna Viajando Comigo aqui no Portal Evidência. Vamos conversar muito sobre turismo, dicas e experiências de viagem. Mas antes deixa eu me apresentar!


  • Myanmar, Tailândia, França, Turquia, Índia e Egito.

Eu sou a Cris Macedo, uma turista que virou viajante e já visitou mais de 30 países na América, Europa, Ásia e África. Muitas vezes, viajando com amigos, mas, muitas vezes, também encarando o frio na barriga e partindo sozinha para desbravar o mundo! E posso te contar? Viajar com companhia é divertido e adoro, mas a liberdade de estar sozinha, aberta para o novo, para conhecer novas pessoas, novos costumes, novas comidas... também é sensacional!

Sozinha já estive no Marrocos, na Irlanda, Espanha, no Líbano, Tailândia, Myanmar, Vietnã, Camboja e em Rishikesh na Índia...

Minha última viagem solo foi em 2019/2020. Passei 3 meses viajando, num período sabático que me dei de presente antes de iniciar um novo projeto profissional. Resolvi ficar hospedada a maior parte do tempo em hostels, compartilhando quarto com outras mulheres, para ter com quem interagir, combinar passeios, mesmo que fosse andar a esmo pela cidade. Não estive momento algum sozinha e não me senti insegura nunca. Planejamento de uma viagem é tudo e, mesmo acontecendo imprevistos pelo caminho (o que é natural), eu sabia qual voo/ônibus/trem pegar, como chegar nas hospedagens (escolhidas a dedo), quais passeios principais fazer, onde era legal comer, como era o câmbio, o chip de celular para ter internet sempre... Não, não consigo pegar uma mochila e deixar a vida me levar e pensar o que fazer na véspera. Isso me faz ficar ansiosa e a última coisa que quero numa viagem é me preocupar!

Neste meu primeiro papo com vocês, vou contar um pouquinho como foi minha primeira experiência sozinha.

Muita gente me pergunta como faço para viajar tanto todos os anos e a resposta é promoção de passagem aérea! É a parte mais cara da viagem, então estou sempre acompanhando os preços (e têm apps que ajudam nisso!).

Em 2011, uma nova companhia aérea russa ofereceu passagens, saindo de São Paulo para Moscou, com conexão em Madri, por um preço irrisório, como forma de atrair clientes. A jogada de marketing deles bombou e o site não aguentou o volume de acessos. Conclusão: eu tinha uma passagem para Moscou e minhas amigas, não. Nunca tinha passado pela minha cabeça a ideia de viajar sozinha e, como a passagem tinha sido mais barata do que viajar no Brasil, estava decidida a não viajar. Bora pensar, né? O que eu ia fazer sozinha num lugar em que tudo estaria escrito em cirílico (língua russa) e ainda mais num frio congelante?

Faltando 2 meses para a viagem, não sei de onde tirei que poderia aproveitar essa passagem e ir ao Marrocos – meu sonho de anos e que nunca ninguém tinha topado a aventura! Entrei em contato com a companhia aérea russa e eles me permitiram cancelar o trecho Madri x Moscou (nem eu acreditei!). Aí, meus amigos, não pensei um segundo e comprei passagens ida e volta Madri x Marrakech x Madri!

Eu já viajo há mais de 20 anos e essa ainda é minha viagem preferida! Porque:

  • A. Troquei um país em cirílico por um escrito em árabe ou francês e a coleguinha de vocês aqui só fala inglês e me virei na mímica;
  • B. Cheguei sozinha na medina deserta e encontrei meu hostel (a medina é um emaranhado de vielas todas iguais e facinhas de te deixar confuso);
  • C. Conheci 4 americanas, fiz colegagem e passei 2 dias acompanhada fazendo turismo por toda a cidade;
  • D. Vi de perto a cultura muçulmana pela primeira vez na vida (e, sim, eu vivi muitas coisas nessa viagem pela primeira vez!);
  • E. Rodei sem pressa pelos souks (os bazares da medina que vendem de tudo o que você possa imaginar – com uma higiene duvidosa – e que são ótimos para pechinchar);
  • F. Fiz tatuagem de henna;
  • G. Entrei numa van com mais 10 brasileiros que eu não conhecia e passei 3 dias viajando para dormir no Deserto do Sahara;
  • H. Fiz amigos para a vida inteira, que estão espalhados pelo mundo, mas que sempre têm tempo para um "oi, tudo bem?".

  • SIM, a padaria e o açougue se misturam com a sapataria e tudo mais que tem nos souks!

  • souks nas vielas da medina em Marrakech.

Uma coisa eu percebi: estando sozinha, eu me permiti conhecer mais o outro, entender as diferenças, aprender a falar palavras em outro idioma, sentir que eu sou livre para conquistar o que eu quiser porque eu não tenho medo! Eu sou feita de coragem! Ou, como bem disse a Tati Bernardi, "medos bobos e coragens absurdas".

E, como sempre deve ser numa viagem para ser incrível, o melhor ficou por último: dormir numa tenda no Deserto do Sahara!

  • Para chegar no acampamento, são umas 2 horas fazendo a travessia de camelo.

Para mim, é uma experiência para se ter uma vez na vida. É tão impactante que não penso em voltar. Não seria a mesma coisa! Tenho na memória mais de 50 tons de laranja do contraste da areia com o nascer do sol, da chuva que caiu quando chegamos depois de 3 anos sem chover por lá, do arco-íris que se formou, da música, das danças, do nosso jantar na tenda principal, da falta de banheiro e de uma escuridão à noite sem fim. Eu era tudo e era nada, tudo ao mesmo tempo. Um grão de areia no meio de um tantão de areia infinita. Era tanta sensação diferente! Vontade de gritar "uhul, tô no Sahara", de chorar e agradecer a Deus a oportunidade e a infinidade de beleza que Ele criou. Tudo fez muito sentido naquele momento para mim. Eu estava exatamente no lugar em que deveria estar e não em Moscou.


O exercício de escrever sobre minhas experiências me faz parar e refletir sobre mim, minha evolução como ser humano, o que eu doou de bom para o mundo. Então, foi muito bom hoje relembrar com vocês essa viagem libertadora. Nos nossos próximos papos, vou reviver com vocês mais dessas experiências e passar diquinhas de viagem porque elas são boas e todo mundo gosta, né?

Um abraço e continue Viajando Comigo!


CRIS MACEDO - Empreendedora, agente viagem certificada pelo Centro Europeu, está escrevendo um livro e já visitou mais de 30 países e uma centena de cidades. Ama planejar viagens que surgem na sua cabeça e trabalha também com consultoria de viagens.

Ler próxima

Ponto Chic

Scuna
Rente a Car