CopyArte

A SAMBISTA SENSAÇÃO DO BRASIL

Herbson Freitas

Por Portal Evidência em 29/01/2022 às 21:54:50

Foto: Reprodução

Foto do primeiro show de Elza Soares em Campos dos Goytacazes. Da esquerda para a direita o autor desta seção, a publicitária Jeannette Alves e a inesquecível cantora Elza Soares.

Foi no período da renúncia do presidente Jânio Quadros que marquei um show para o Cine Teatro Trianon com a cantora Elza Soares, considerada naquela época "a sambista sensação do Brasil".

O Brasil estava em reboliço. Não sei porque marquei para os dias de agitação os meus espetáculos (foram dois, incluindo o Automóvel Clube Fluminense). Foi uma luta para Elza Soares sair da Tijuca, bairro que se encontrava sitiado pelo Exército. Ela estava muito tensa e preocupada em deixar seus filhos sozinhos.

Mas veio e fez dois shows para mim com grande sucesso. Abafou. Elza Soares (não é porque morreu) era uma mulher admirável. Uma cantora realmente sensacional. Uma guerreira em defesa das injustiças sociais contra os negros. Elza viajou por vários países e em Campos esteve uma segunda vez patrocinada pela PMCG.

Elza da primeira vez passeou pelas principais ruas da cidade, juntamente com seu marido Milton Banana, um dos grandes bateristas do Brasil, e o ator de cinema José Silva. Amou. Milton – dizem – foi quem introduziu a bateria na bossa nova.

Elza partiu no dia de São Sebastião para tristeza de todos nós e deste promotor de shows. Que o "Padroeiro do Rio de Janeiro", sua cidade, a proteja nas Alturas ao lado de Nosso Senhor!

UMAS & OUTRAS

  • A poesia é mais do que necessária nos dias atuais. E para agradar e até confortar os corações apaixonados, vem aí "Definitivamente o Amor", do poeta, médico, advogado e acadêmico Sebastião Siqueira. Já está pronto e maravilhoso. Deverá ser lançado oficialmente em março. Vale a pena. Merece aplausos!

  • Quem quiser saber um pouco mais sobre a terra campista, aguarde o livro "Campos – Histórias, Memórias e Curiosidades" – Volume IV – Completamente revisto e atualizado. Continuação das minhas obras.


Fonte: Herbson Freitas / Jornalista

Ler próxima

Amor e sexo

Scuna
Rente a Car