CopyArte

Historiando Campos

Por Portal Evidência em 24/07/2021 às 12:13:44

Em Campos dos Goytacazes, as enchentes do rio Paraíba do Sul sempre assustaram a cidade e algumas ficaram marcadas pelo intenso volume d'água. Eu, pessoalmente, destaco a de 1966 visto que a presenciei e tive familiares que sofreram com a invasão das águas na rua Gil de Góis. Pesquisando sobre a grande quantidade de água que se acumula em razão do excesso de chuvas e quando aconteceram, pouco se fala na de 1924.

Publicações da época informaram que o transporte ferroviário para o Rio de Janeiro havia sido interrompido, em virtude do perigo nas imediações de Ururaí. A Usina do Queimado foi inundada pelas águas e um tanque arrebentou, causando danos significativos. Já os pontos da cidade em que o flagelo foi sentido com maior intensidade foram: rua Espírito Santo, Avenida XV de Novembro, em quase toda extensão (do Centro até a Estação de Tratamento da Águas do Paraíba no Cajú), a rua Governador Theotonio Ferreira de Araújo, da rua dos Goitacazes até o Matadouro, da rua Baronesa da Lagoa Dourada à Conselheiro Tomás Coelho, rua Conselheiro José Fernandes, no trecho compreendido entre a Avenida XV de Novembro e Tomás Coelho, rua Carlos de Lacerda, desde a Avenida XV de Novembro até a rua João Pessoa, rua Marechal Floriano, Avenida Sete de Setembro, rua Miguel Herédia, rua Riachuelo, rua 21 de Abril, rua 13 de Maio, rua Comendador José Francisco Sanguedo, desde a rua dos Goitacazes até a rua Marechal Floriano.

Em Guarus, a maioria dos moradores foi retirada por meio de lanchas, canoas, vagões e trolys da Leopoldina.

O prefeito prestou ajuda aos habitantes de Guarus, recolhendo cerca de 600 pessoas e levando para a extinta Escola de Aprendizes Marinheiros.

Pela madrugada, no dia 23 de janeiro daquele ano, as águas do Paraíba começaram a baixar, fato que tranquilizou a população. Apesar da terrível inundação, nenhuma morte foi registrada.

O governo municipal forneceu gêneros alimentícios às vítimas da enchente, que estavam recolhidas em estabelecimentos públicos, no Liceu de Humanidades e grupos escolares, em virtude da determinação do governo do estado, que pôs todos os edifícios públicos à disposição das famílias desabrigadas, cujo número era considerável! A cidade, no início de 1924, apresentou um aspecto desolador!

Eis aqui algumas antigas imagens de enchentes ocorridas em Campos dos Goytacazes!


Ler anterior

Ponto Chic

Ler próxima

Arena Virtual

Scuna
Rente a Car