CopyArte

Arena Virtual

Por Portal Evidência em 03/07/2021 às 07:18:26


O Paraesporte é um programa esportivo voltado para pessoas com deficiências. Em nosso município, as atividades retornarão nas modalidades de Iniciação Esportiva, Natação, Futebol de Down e Intelectual e Vôlei de Praia. O retorno foi anunciado na última terça-feira (29) pelo Embaixador das Olímpiadas Especiais e fundador do projeto, Raphael Thuin e o Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) - Raul Palácio para as famílias e alunos. O projeto será realizado no Complexo Sócio Esportivo da Universidade.

REITOR RAUL PALÁCIO

O Reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, professor Raul Palácio destacou a importância de a UENF estar envolvida nesse processo junto às famílias que precisam do serviço do Paraesporte. "É um momento de oportunidade para todos e desde já, agradecemos esta possibilidade de atender as pessoas com deficiência de nossa cidade. Esse convívio ajudará com certeza a humanização de toda a comunidade acadêmica, além de fortalecer no processo de formação de nossos alunos. Além de mostrar que a Universidade está além do ensino, da pesquisa e da extensão".

RAPHAEL THUIN

Já o fundador do Paraesporte, Raphael Thuin agradeceu à UENF, pela oportunidade de abrir as portas da Universidade para a retomada do projeto que chegou a atender cerca de 1100 pessoas em Campos. "Hoje é dia histórico. Estamos de casa nova, em um espaço amplo e arborizado, pronto para atender as pessoas com deficiência e seus familiares, fazendo a inclusão e integrando à sociedade. Devolvendo, a essas crianças a esperança de treinar e poder participar de competições locais, regionais, estaduais, nacionais e até internacionais. É lógico que respeitando os protocolos de saúde e protegendo nossos alunos" concluiu Thuin.

A coordenação do Projeto Paraesporte ficará sob a responsabilidade do professor de educação física, Fábio Coboski, que tem uma vasta experiência com a inclusão social. "Agora, já podemos retornar o trabalho, já que boa parte dos nossos alunos já foi imunizada contra a Covid-19, assim, como nossos professores".

EXCEPCIONAL PARCERIA

Desafio - Um dos maiores desafios da equipe técnica do Paraesporte é retomar as atividades esportivas para que possam participar dos Jogos Mundiais das Olimpíadas Especiais, que vão acontecer, em Berlim, na Alemanha, em 2023. A equipe do Paraesporte de Campos participou em 2019, dos Jogos Mundiais em Abu Dhabi, Emirados Árabes, de onde trouxe uma medalha de prata no futebol e uma de bronze no vôlei de praia. Participaram do evento cerca de 9 mil atletas de 178 países.

Scuna
Rente a Car