CopyArte

Entre Fatos & Fotos

Marcelo Sampaio

Por Portal Evidência em 09/04/2022 às 19:40:00

Fotos: Divulgação

O campista Diego Mattos que está se graduando em Pedagogia vai tentar uma vaga no edital de seleção para Mestrado em História da Arte na Uerj.

Escolheu a linha de pesquisa "Carnavais, tradições, resistências e consentimentos" que tem como professor-orientador Felipe Ferreira, grande pesquisador de Cultura Popular.

Caso seja aprovada a sua dissertação terá como título "O Carnaval da planície dos índios Goytacá: Do preto e branco ao colorido da folia campista" e ainda este ano ele vai iniciar mais um desafio acadêmico!




Não deixou de ser uma enorme ironia a exibição de um documentário sobre alguns griôs, a quase totalidade negra, no Museu Histórico de Campos. Afinal de contas aquele referido espaço foi onde morou o Visconde de Araruama, defensor da escravidão e proprietário de muitos escravos. Os negros jamais entraram lá para serem exaltados, muito pelo contrário, só entravam como seres escravizados...

Até julho deverá estar na internet um novo documentário sobre a vida e a carreira artística do bailarino e cantor campista Pericles Emmanuel radicado há muitos anos no exterior sendo que atualmente reside na Califórnia, nos Estados Unidos. Nele fotos e vídeos, que estão sendo restaurados, além de breves depoimentos sobre ele tudo com subtítulos em inglês e português.

Inspirado no livro "Essa República vale uma nota" de Octavio Guedes e Daniel Sousa este colunista criou esta seção para comentar sobre fatos abordados por eles. Em 2002 Lula derrota o José Serra, candidato da situação apoiado pelo Fernando Henrique Cardoso, e é eleito presidente do Brasil. Pela primeira vez um ex-operário ocupa a presidência da República brasileira e durante o seu governo as políticas sociais avançaram como nunca no nosso país.

Semana passada foi ao ar na internet pelo Instituto Delcio Carvalho o vídeo de número cem com a música "Me esqueça", parceria dele com o Nei Lopes. Esta preservação da memória de sua obra musical é feita com muito amor e competência pela viúva dele Bertha Nutels!

O livro "Rato de redação: Sig e a história do Pasquim", biografia do revolucionário tabloide ipanemense escrita pelo jornalista gaúcho Márcio Pinheiro. Nas suas páginas deliciosas histórias sobre ele que circulou e provocou muita polêmica entre os anos de 1969 e 1991.



Fonte: Marcelo Sampaio

Scuna
Rente a Car