CopyArte

Entre Fatos & Fotos

Marcelo Sampaio

Por Portal Evidência em 02/04/2023 às 22:13:00

Fotos: Divulgação

Definidos tanto as datas como o local dos minis-desfiles carnavalescos deste ano em Campos. Eles serão realizados nos dias 21 e 22 de abril, sexta-feira e sábado, na Avenida XV de Novembro no trecho entre a Ponte Leonel Brizola e a Praça das Quatro Jornadas.

No primeiro dia desfilarão, a partir das 17:30 horas, a Corte do Carnaval; seis bois de samba do Grupo Especial; dois blocos de samba do Grupo de Acesso e quatro blocos de samba do Grupo Especial.

Já no segundo dia estarão desfilando, a partir das 14:05 horas, quatro bois de samba convidados e três bois de samba do Grupo de Acesso; três escolas de samba do Grupo de Acesso e oito escolas de samba do Grupo Especial!



  • A passista Rô da Hora samba muito bem e possui uma simpatia ímpar. Além disso dança outros ritmos, tem um sorriso maravilhoso e aos 50 anos de idade exibe seu corpo para lá de escultural!

Neste mês de abril a professora, escritora, atriz e sempre irrequieta Paolla Souza lançará o "Manual da autonomia feminista". Seja lá em qual formato for temos certeza absoluta que seu conteúdo vai ser muito interessante como, aliás, é tudo que ela produz...

O samba-enredo de 1988 da Estação Primeira de Mangueira, "Cem anos de liberdade, realidade ou ilusão", foi aprovado pela Alerj para ser o hino oficial das comemorações de 20 de novembro, data do aniversário da morte do Zumbi dos Palmares e Dia Nacional da Consciência Negra. Composto por Hélio Turco, Alvinho e Jurandir o dito cujo é uma excelente reflexão sobre a Lei Áurea assinada pela princesa Isabel em 1888, ainda no período imperial brasileiro.

Esta seção agora se inspira no livro "Almanaque 1964" da Ana Maria Bahiana e este colunista vai comentar sobre fatos abordados por ela. No mês de outubro de 1964 os cinco livros mais vendidos em São Paulo são de escritores considerados "subversivos" pela Ditadura Militar brasileira; "Os pastores da noite" de Jorge Amado, "Sexta-feira 13" de Abelardo Jurema, "O ato e o fato" de Carlos Heitor Cony, "Dialética do desenvolvimento" de Celso Furtado e "Tempo de Arraes" de Antônio Callado.

O Senado Federal aprovou e já foi enviado à Câmara dos Deputados o projeto de lei que proíbe o uso de animais em pesquisas e testes para a produção de cosméticos, perfumes e produtos de higiene pessoal. Tomara que esta aprovação sirva para estimular outras ações que impeçam muitas outras práticas cruéis contra várias espécies de animais.



A exposição "Mercedes Baptista – O Poder da Mulher Negra na Dança" que poderá ser conferida no Teatro Firjan Sesi em Guarus desta segunda-feira, dia 3 de abril, até 2 de junho. Fechado há aproximadamente três anos por conta da pandemia causada pelo coronavírus, o referido espaço reabre em grande estilo mostrando a trajetória da campista que foi a primeira bailarina negra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e precursora da dança afro no Brasil.

  • Nesta foto do Ernane Pinho os atores Elymar Oliveira e Carlos Fracho estão caracterizados de Yonara e Zora, personagens que interpretam no espetáculo "Pânico nos Bastidores" cuja estreia será terça-feira agora, dia 4 de abril às 19:30 horas, no Solar do Jambeiro em Niterói.

Fonte: Marcelo Sampaio

Scuna
Rente a Car