CopyArte

Alma de passarinho

Patrícia Bueno

Por Portal Evidência em 11/03/2022 às 09:49:47

Patrícia Bueno

E se a gente pudesse renascer como um passarinho? A pergunta do meu sobrinho, de 6 anos, me deixou um tanto desconsertada. Acabara de perder um tio muito querido e ainda me recuperava da onda fria de tristeza que me invadiu naquela tarde de calor quase insuportável. Sentados no chão da varanda, conversávamos enquanto aguardávamos o momento em que um passarinho pousaria no varal pontuado de pregadores e seria, então, flagrado por nossa câmera fotográfica.

Em sua inocência, aquela criança nem imagina que transformou nosso diálogo corriqueiro em uma discussão lírico-filosófica. Logo veio à mente a figura bondosa do meu tio, que se despedia da vida terrena na manhã daquele domingo de verão. Lembrei-me logo da sua presença amiga em muitos momentos, sobretudo os mais difíceis e desafiadores. Da figura paterna que, como um anjo, nos auxiliava sem medir esforços. E se ele estivesse, naquele momento, renascendo como um passarinho, como nos sonhos do Ian? E se este fosse o destino de todas as pessoas que praticam o bem? Ganhar asas, explorar céus, pairar sobre mares azuis, desafiar o vento, e, quem sabe, brincar com as nuvens?

Também gostaria de renascer como um pássaro, disse para ele, que me respondeu logo em seguida: a gente ia se encontrar no céu, mas não ia se reconhecer. Como se acreditasse que, quando partimos, zeramos nossas lembranças para que o recomeço então faça sentido em nossa nova condição.

As crianças são sábias e têm vasta visão de mundo. Enxergam a essência e têm a alma pura e livre como passarinhos que cruzam os espaços de sua imaginação fértil. Ficamos algum tempo ali, observando o céu azul, esperando nossos "modelos". Eu, pensando no meu tio, divagando sobre renascimento e liberdade a partir da percepção daquele menino. Ele com os olhinhos fixos no varal vazio. Percebi que eu precisava daquele momento de paz para driblar a tristeza. E voamos juntos.

Mulheres plurais

A cantora Fernanda Abreu se apresenta em Campos no próximo sábado, dia 12, às 21h. O show Mulheres Plurais vai acontecer no Guarus Plaza Shopping e é parte da programação pelo Dia Internacional da Mulher, organizada pela Subsecretaria Municipal de Políticas para Mulheres (SMPM) e Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam). A apresentação é uma parceria entre a Prefeitura de Campos, o Sesc RJ e o Guarus Shopping.

Mulheres Plurais 2

Os ingressos são limitados e podem ser retirados em troca de absorventes higiênicos, que serão doados para jovens em situação de vulnerabilidade. Os pontos de troca são Unidade Sesc Campos, na Avenida Alberto Torres, nº 397, Centro; Superbom - Guarus Plaza, na Avenida José Carlos Pereira Pinto, nº 442/590, no Parque Calabouço; e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nos altos da Rodoviária Roberto Silveira, no Centro. A programação segue durante o mês com rodas de conversa no dia 19, às 15h, na unidade Campos do Sesc, sobre Pobreza Menstrual; no dia 20, no mesmo local e horário, o tema será violência contra a mulher.


Fonte: Patrícia Bueno

Ler anterior

Vitrine

Ler próxima

Fatos & Fotos

Scuna
Rente a Car