CopyArte

Cardiopatia Congênita

Por Portal Evidência em 07/06/2021 às 10:12:23

O que é cardiopatia congênita?

Cardiopatia Congênita é qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde.



Como diagnosticar?

O ecocardiograma passou a ser o principal recurso diagnóstico dos casos de cardiopatias congênitas. Anteriormente o estetoscópio tinha esse papel. Além disto, o ecocardiograma passou a ser também aplicado para diagnosticar as malformações cardíacas ainda na vida fetal.

Afeta a partir de qual idade?

Como já comentado na primeira pergunta, surge na oitava semana de gestação quando é formado o coração do bebê.

Qual forma de prevenção ou tratamento?

As causas incluem diversos fatores: herança genética, cardiopatias em gestações anteriores ou em parentesco de primeiro grau, uso de antidepressivos como o lítio, por exemplo, alguns tipos de anticonvulsivantes e uso de drogas ilícitas. Doenças maternas a exemplo da diabetes, lúpus, infecções como a rubéola também podem impactar o momento da formação do coração fetal nas primeiras oito semanas de gravidez. Gravidez gemelar e fertilização in vitro também são considerados importantes fatores de risco.

Não há formas de prevenir a doença, porém, algumas mudanças comportamentais podem auxiliar o bom desenvolvimento do bebê. Quando opta pela gravidez o casal deve procurar um médico de confiança para verificar o estado de saúde da gestante e avaliar possíveis fatores de risco para que seja feito aconselhamento adequado.

Ler anterior

Ponto Chic

Ler próxima

Alto Estilo

Scuna
Rente a Car