Scuna
CopyArte

Professores de redes municipais se adaptaram às teconologias de ensino

Para 83% dos professores de redes municipais de todo país, a adaptação às ferramentas tecnológicas de ensino é considerada boa.

Por Agência Brasil em 15/05/2021 às 12:03:58

Para 83% dos professores de redes municipais de todo pa√≠s, a adapta√ß√£o às ferramentas tecnológicas de ensino é considerada boa. A maioria usa grupos de professores nas redes sociais e aplicativos de trocas de mensagens para trocar ideias, experi√™ncias e conversar.

"Muitos professores buscaram se atualizar diante dos novos desafios impostos pela pandemia. Seja com apoio das redes de ensino, seja na troca com outros colegas, eles se adaptaram ao uso de novos recursos tecnológicos, e isso é muito positivo", disse Daniel de Bonis, diretor de pol√≠ticas educacionais da Funda√ß√£o Lemann, ao acrescentar: "essas ferramentas ser√£o especialmente importantes daqui em diante para a supera√ß√£o das defasagens educacionais acumuladas durante a pandemia".

Para entender a prioridade da educa√ß√£o nas redes municipais brasileiras, a Rede Conectando Saberes, uma iniciativa da Funda√ß√£o Lemann, realizou o estudo Vozes Docentes. A pesquisa contou com mais de 8,7 mil respostas de professores de escolas municipais de 87 cidades, em todas as regi√Ķes do pa√≠s.

A pesquisa foi dividida em seis eixos tem√°ticos: Participa√ß√£o pol√≠tica, Educa√ß√£o na pandemia (ensino remoto e reabertura de escolas), Forma√ß√£o de professores, Diagnóstico de defasagens e plano de refor√ßo escolar, Sa√ļde mental e clima escolar, e Adequa√ß√£o e prioriza√ß√£o do curr√≠culo.

Outro dado da pesquisa mostrou que, apesar da adaptação, 42% afirmam que a pandemia trouxe dificuldades em avaliar seus alunos, seja por não conseguirem acompanhar tão de perto o desenvolvimento dos estudantes pelo vídeo, seja por não saberem se as respostas dos testes aplicados são realmente deles.

Os educadores também responderam sobre a percep√ß√£o da sa√ļde mental dos estudantes, sendo que somente 25% dos professores dizem que seus alunos raramente ou nunca est√£o emocionalmente equilibrados.

Em rela√ß√£o à participa√ß√£o pol√≠tica, 97% dos educadores afirmam que se sentiriam valorizados se pudessem participar da formula√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas de seus munic√≠pios. Apenas 31% dos professores conhecem e concordam com os planos de retomada de aulas presenciais municipais.

"A pesquisa vem para refor√ßar algo que acreditamos e trabalhamos muito na Conectando Saberes, o(a) professor(a) precisa ser mais ouvido e ser uma parte ativa da tomada de decis√Ķes sobre a educa√ß√£o na sua cidade. 77% deles dedicariam tempo de trabalho n√£o remunerado para essa constru√ß√£o", afirma o gestor de projetos da Conectando Saberes, Lucas Corr√™a do Bomfim Costa.

Tanto para aqueles que defendem a reabertura das escolas quanto para os que preferem o ensino remoto, o aprimoramento do refor√ßo escolar para redu√ß√£o das defasagens é prioridade.

A professora Angélica dos Santos Benith Belo, que leciona na rede municipal de ensino de S√£ Paulo, contou que se adaptou às ferramentas tecnológicas de ensino, mas que apesar do treinamento recebido da prefeitura para algumas ferramentas, teve que aprender a gravar aula na pr√°tica:

"A utiliza√ß√£o das ferramentas foi boa porque procuramos nos aperfei√ßoar, nos aprimorar, tivemos um treinamento da prefeitura e deu para administrar essa parte, mas algumas coisas em rela√ß√£o a grava√ß√£o de aula, a elabora√ß√£o de conte√ļdo, foi muito de aprender a fazer com a m√£o na massa, porque esse cen√°rio de pandemia trouxe essa possibilidade e essa necessidade para todos os educadores, acredito que de todas as esferas", diz Angélica.

Para ela, dar dar aula através de uma tela foi desafiador. "Porque quando a gente est√° numa sala de aula a gente tem um feedback instant√Ęneo do aluno, que é norteador para o nosso planejamento e para que a nossa pr√°tica tenha significado".

Ela concorda que é dif√≠cil avaliar os estudantes com o ensino remoto: "as avalia√ß√Ķes foram dif√≠ceis porque por um meio digital n√£o tem como a gente dizer se no momento da prova aquele aluno estava tenso ou nervoso, ou se estava consultando algum material, ent√£o a falta desse par√Ęmetro inviabilizou uma avalia√ß√£o significativa".

Confira os principais dados da pesquisa:

Participação política

¬ē 97% dos professores dizem que se sentiriam valorizados se pudessem participar da formula√ß√£o de pol√≠ticas p√ļblicas de seus munic√≠pios;

¬ē 25% dos professores relatam que gostariam de colaborar apenas sendo informados sobre as decis√Ķes feitas pelas gest√Ķes municipais, enquanto outros 49% gostariam de opinar sobre as decis√Ķes a serem tomadas;

¬ē 39% dos respondentes estariam dispostos a dedicar uma hora de trabalho n√£o remunerada para participar das pol√≠ticas p√ļblicas de seu munic√≠pio; 31% dedicariam entre uma e tr√™s horas.

Educação na pandemia (ensino remoto e reabertura de escolas)

¬ē 83% dos professores se sentem bem adaptados às ferramentas tecnológicas de ensino, em parte devido à coopera√ß√£o realizada entre os docentes através de grupos de WhatsApp durante a pandemia;

¬ē 42% dos professores n√£o conseguem avaliar estudantes com o ensino remoto;

¬ē Apenas 31% dos professores conhecem e concordam com os planos de retomada de aulas presenciais de seus munic√≠pios.

Diagnóstico de defasagens e plano de refor√ßo escolar

¬ē Apenas 25% dos respondentes dizem que seus munic√≠pios sempre fazem diagnósticos educacionais;

¬ē 35% sempre elaboram planos de recupera√ß√£o e 28% implementam planos de recupera√ß√£o de aprendizagem;

¬ē O aprimoramento do refor√ßo escolar para redu√ß√£o das defasagens é prioridade comum tanto para professores que defendem o retorno às aulas presenciais, quanto aqueles que preferem o ensino remoto no contexto de pandemia.

Sa√ļde mental e clima escolar

¬ē 52% afirmaram que n√£o veem respons√°veis participarem da vida escolar de seus filhos e filhas;

¬ē 25% afirmaram que nunca ou raramente percebem seus estudantes emocionalmente equilibrados.

Adequação e priorização do currículo

¬ē 91% dos professores indicam que conhecem e utilizam o novo curr√≠culo baseado na Base Nacional Curricular Comum (BNCC);

¬ē Apenas 50% apontam que sempre conseguem adaptar suas aulas para que estejam alinhadas com o novo curr√≠culo.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Rente a Car

Coment√°rios

Institucional001
Namorados Campos Shopping