CopyArte

São Pedro - o santo do dia

Por Sybila Rudana em 29/06/2021 às 19:07:49
Na data de 29 de junho é celebrado o Dia de São Pedro e São Paulo, apóstolos e mártires

Na data de 29 de junho é celebrado o Dia de São Pedro e São Paulo, apóstolos e mártires

São Pedro, dono da chuva - Nascido com o nome de Simão, foi chamado de Cefas (pedra, em aramaico) por Jesus, por sua liderança. É visto como o primeiro papa da Igreja, e, segundo a tradição católica, foi nomeado chaveiro do céu. É atribuída a ele a responsabilidade de fazer chover e mudar o clima.



São Pedro era um pescador no mar da Galileia, casado. Irmão de Santo André, os dois foram chamados por Cristo para se tornarem "pescador de homens". Seu nome original era Simão, mas Jesus deu-lhe o título de Kephas, que, em língua aramaica, significa "pedra", e cujo equivalente grego tornou-se Pedro.



O nome surgiu quando Simão declarou "Tu és Cristo, o filho de Deus vivo", ao que Jesus respondeu "Tu és Pedro e sobre essa Pedra edificarei minha Igreja", entregando-lhe as "chaves do reino do Céu" e o poder de "ligar e desligar". Os evangelhos dão testemunho da posição de destaque ocupada por Pedro entre os discípulos de Jesus. No entanto, mesmo assegurando que jamais trairia Cristo, negou conhecê-lo por três vezes, quando seu mestre foi preso. Após a ressurreição, Pedro foi o primeiro apóstolo a quem Cristo apareceu e, depois disso, ele se tornou chefe da comunidade cristã.



Contam que Pedro teria sido crucificado em Roma e pesquisas arqueológicas têm contribuído para confirmar este fato, de que ele foi martirizado a mando de Nero. Dizem ainda que o santo pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, para não se igualar a Jesus e no local onde foi sepultado, ergueu-se a basílica do Vaticano, mas isso não foi confirmado pelos arqueólogos.



Mais um ano sem festas juninas e sem a tradicional Rancheirada de São Pedro em nossa cidade. Mas estamos pedindo as bênçãos de Deus para que no próximo ano possamos comemorar o dia de São Pedro com muita alegria e sentimento de superação!!!

Fonte: Sybila Rudana

Comunicar erro
Scuna
Rente a Car

Comentários