CopyArte

Nelson Freire, um dos mais talentosos pianistas do mundo, morre no Rio aos 77 anos

As causas da morte ainda não foram reveladas. O mineiro de Boa Esperança fez o primeiro recital aos 5 anos.

Por G1 Rio de Janeiro em 01/11/2021 às 10:04:27
Pianista Nelson Freire se apresenta na abertura festiva do Festival Internacinonal de Música de Londrina - Foto: Festival Internacional de Música/Divulgação

Pianista Nelson Freire se apresenta na abertura festiva do Festival Internacinonal de Música de Londrina �- Foto: Festival Internacional de Música/Divulgação

O pianista Nelson Freire, considerado um dos maiores do mundo, morreu no Rio na madrugada desta segunda-feira (1º), aos 77 anos.

O músico estava em casa. As causas da morte ainda não foram reveladas.

Carreira começou cedo

Mineiro de Boa Esperança, Nelson Freire fez seu primeiro recital de piano aos 5 anos. Ele havia começado a tocar aos 3, vendo a irmã estudar o instrumento.

O talento de Nelson o levou à Europa com 12 anos para estudar com os melhores professores. Com 15, ele dava seus primeiros concertos.

Consagrado pela crítica europeia, Nelson se apresentou com as melhores orquestras do mundo e se tornou um dos grandes intérpretes de Beethoven. Ele também era conhecido por ser um grande intérprete de Chopin.

Durante décadas, Nelson se recusou a fazer gravações. Para ele, a música só acontecia ao vivo, diante do público. A partir de 2001, ele começou a lançar grandes discos, como o dedicado à obra de Debussy. Ele também fez interpretações da obra de Villa-Lobos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Scuna
Rente a Car

Comentários