Scuna
CopyArte

A EXTINTA FÁBRICA DE TECIDOS

João Pimentel

Por Portal Evidência em 16/06/2022 às 20:50:04

Fotos: Acervo / João Pimentel



Campos tem acompanhado a novela "Além da Ilusão", produzida pela Rede Globo e ambientada na cidade por volta dos anos 40.



A Companhia de Fiação e Tecelagem Campista, mais conhecida como A Campista ou Fábrica de Tecidos, foi fundada por Francisco Saturnino Braga, que chegou ao Brasil ainda menino, vindo de Portugal, no século XIX. Francisco estabeleceu-se em Campos dos Goytacazes (RJ), onde se casou, teve doze filhos e fundou a fábrica. Grande empreendedor do setor canavieiro e açucareiro, implantou também a primeira fábrica de tecidos da região, em 12 de março de 1885, no bairro da Lapa. Francisco é trisavô de Roberto Saturnino Braga, que foi Senador pelo Estado do Rio.

  • Interior da fábrica e sua linha de produção.

  • Interior da fábrica e sua linha de produção.

Da extinta Companhia de Fiação e Tecelagem Campista (Fábrica de Tecidos), só restou a sua torre ou chaminé, que hoje figura como um monumento histórico da cidade.

  • A chaminé fotografada em 2011.

Com as suas atividades definitivamente encerradas em 1964, a Fábrica de Tecidos foi demolida em 1985, cedendo o seu espaço para um CIEP (Brizolão), um Banco e um estacionamento.
A torre encontra-se no espaço do estacionamento.

Matéria jornalística informou: "Um próspero empresário de Campos fechou, na semana passada, com o Banco Itaú a compra de um terreno amplo no Centro da cidade, algo acima de sete mil metros quadrados. A área pertencia ao Itaú e a transação foi uma das maiores do mercado imobiliário da área central nos últimos anos. O que será construído na área está segredado".

A cidade espera que o bom senso do empresário, mantenha erguido esse item do patrimônio histórico campista.


Fonte: João Pimentel - Pesquisador, historiador e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos

Ler anterior

Meu foco é você!

Rente a Car
Institucional001
Namorados Campos Shopping