CopyArte

Historiando Campos

Por Portal Evidência em 27/05/2021 às 07:41:49

Melhoramentos de Campos

"Campos transforma a sua cidade com os lucros da exploração do seu solo". Essa frase está em uma das faces do obelisco que o Governo do Estado fez erguer na Avenida XV de Novembro. Ele representa as obras de remodelação da cidade, que foram custeadas com recursos fornecidos pelo próprio município. Uma taxa especial foi oferecida ao Governo pelos usineiros campistas por ocasião da conferência açucareira realizada em 1911.



As obras foram importantíssimas para Campos. Elas asseguraram a cidade um suprimento farto de água potável e um serviço regular de esgotos, além de instalações de serviços elétricos, com objetivo de eliminar por completo o emprego de lenha. O serviço de fornecimento de energia elétrica, foi revigorado pelo Governo com a construção de uma pequena usina produtora. Já os melhoramentos urbanos foram inúmeros, dentre eles estão: o calçamento da Avenida Alberto Torres do centro até a Estação da Leopoldina; uma extensão de 300 metros, a Avenida Sete de Setembro foi alargada e calçada; a Avenida XV de Novembro, entre a ponte Barcellos Martins e Rua Governador Teotônio Ferreira de Araújo foi alargada; a Praça Barão do Rio Branco foi revitalizada; outras duas praças foram construídas, a Prudente de Morais e Nilo Peçanha; erguida a primeira escola ao ar livre dentro da praça Nilo Peçanha (Jardim São Benedito), que o Governo fez chamar - Presidente Wenceslau Braz.

Praça Prudente de Morais (Foto: revista Fon-Fon)

Avenida Sete de Setembro sendo calçada (Foto: revista Fon-Fon)

Avenida Alberto Torres calçada (Foto: revista Fon-Fon)

O parque Nilo Peçanha (Jardim São Benedito) e a escola ao ar livre Wenceslau Braz

Elevatórias do sistema de distribuição de água.

As obras dos Melhoramentos de Campos foram inauguradas em 05 de novembro de 1916.
Vieram especialmente para as inaugurações, os Drs. Wenceslau Braz, presidente da República, e Nilo Peçanha, presidente (governador) do Estado do Rio de Janeiro, sua senhora e as respectivas comitivas. Eles chegaram a esta cidade `as 8 ½ horas, em trem especial. Em companhia dos ilustres viajantes achava-se também o Dr. Luiz Sobral, prefeito de Campos, que havia ido ao encontro dos dois presidentes, esperando-os na divisa deste município, afim de apresentar-lhes as boas-vindas.
Após o termino das inaugurações, a noite havia chegado e às 20 horas foi servido no Liceu de Humanidades de Campos, um banquete de 80 talheres. Pronunciaram discursos apenas os Drs. Wenceslau Braz e Nilo Peçanha. Terminando o banquete seguiu-se um baile. O presidente da Republica e a sua comitiva partiram em trem especial à meia noite de volta ao Rio.

Banquete no Liceu de Humanidades de Campos


Ler anterior

Bodas de Hematita

Ler próxima

Ponto Chic

Scuna
Rente a Car