CopyArte

FATOS & FOTOS

Marcelo Sampaio

Por Portal Evidência em 15/01/2022 às 22:45:26

Fotos: Divulgação

Há muito tempo Graziela Escocard comanda com muita competência o Museu Histórico de Campos dando-lhe uma visibilidade importante para que seja conhecido e principalmente visitado.

Semana passada foi aberta a exposição temporária "A Fé não costuma falhar" que trata da Festa de Santo Amaro, padroeiro da baixada campista tão reverenciado que o dia do seu nascimento é até feriado no município.

Nela podem ser vistos textos explicando a devoção a ele, imagens suas e objetos de cera usados pelos seus devotos como pagamento de promessas. Também são enfocadas as suas tradicionais Cavalhada e Romaria!


Vários canais televisivos, tanto abertos como fechados, foram com o passar do tempo piorando em progressão geométrica a qualidade das suas programações. Alguns até passaram a exibir o que na época que surgiram jamais seria exibido. Na verdade, os ditos cujos acabaram e esqueceram de sair do ar.

Nos dias 18, 19 e 20 deste mês será realizada a Jornada da Literatura na qual os participantes vão aprender a ler e interpretar os livros sem achar suas leituras uma obrigação chata. As inscrições para participarem dela são gratuitas e sempre às 20:30 horas o sociólogo e professor Melquisedec Ferreira estará orientando na formação de imaginários.

Inspirado no livro "Essa República vale uma nota" de Octavio Guedes e Daniel Sousa este colunista criou esta seção para comentar sobre fatos abordados por eles. Após o Golpe Militar de 1964 assumiu a presidência interina do Brasil o general Castelo Branco. Porém o governo provisório dava cada vez mais sinais que pretendia se tornar permanente, tanto que a eleição presidencial de 1965 foi adiada para 1966. E além de estar previsto para ela o voto indireto começam a aparecer denúncias de torturas a adversários políticos.

Foi em Goytacazes na noite da última sexta-feira onde aconteceu um excelente exemplo de junção entre o sagrado e o profano. No momento que passava por lá a romaria de devotos de Santo Amaro componentes do Boi Saudade se uniram a eles e fizeram uma verdadeira festa, com muito samba, na Avenida Raul Souto Maior.

A série documental "O canto livre de Nara Leão" que possui cinco capítulos, é dirigida pelo Renato Terra e pode ser vista no Globoplay. Repleta de depoimentos de grandes nomes da música popular brasileira quem a assiste confirma que ela, excepcional cantora, foi muito mais do que a Musa da Bossa Nova.



Fonte: Marcelo Sampaio

Scuna
Rente a Car