CopyArte

ENTRE FATOS & FOTOS

Marcelo Sampaio

Por Portal Evidência em 01/01/2023 às 00:51:51

Fotos: Divulgação

Nesta edição, publicada no primeiro dia de 2023, este colunista publica a sua lista de destaques do ano passado na área artístico-cultural em Campos. E assim passará a ser em toda primeira coluna "Entre Fatos & Fotos" de cada novo ano.

A ideia destas homenagens foi pensada pelo nosso querido Sidinho Ramos, que pediu a alguns colunistas do portal Evidência para escolherem seus respectivos homenageados. Nós optamos por homenagear destaques em categorias nas quais transitamos com desenvoltura desde sempre.

Sendo assim entramos em contato com o Enockes Cavalar, diagramador do nosso espaço, e sugerimos que ele criasse uma página que só mantivesse este Editorial e valorizasse todos os nossos dez escolhidos com fotos e fatos, que ainda neste mês de janeiro receberão seus merecidos certificados!

  • Genilson Soares preside o Instituto Histórico e Geográfico de Campos e é um pesquisador dos mais ativos, participando de diversos projetos de pesquisa histórica e exposições sobre campistas.


  • Carolina Cassia tem se dedicado a realizar muitos documentários, todos eles abordando temas de grande importância sociocultural. Nos seus trabalhos são valorizadas as histórias de pessoas e grupos discriminados.

  • Maurício Arêas atualmente é um dos mais talentosos bailarinos do universo da dança campista. Além disso, é um excelente coreógrafo e atuante conselheiro titular da Câmara Técnica de Dança do Conselho Municipal de Cultura de Campos.

  • Graziela Escocard realiza um trabalho de excelência como coordenadora do Museu Histórico de Campos, o que faz dele um equipamento cultural municipal importantíssimo. Acaba de publicar um livro sobre o Solar do Visconde de Araruama, onde está sediado.

  • A Santa Paciência Casa Criativa é um espaço administrado pela dupla formada por Alexandre Ferram e Almir Junior. Nele, com a participação de vários colaboradores, são realizados projetos dos mais diversificados durante o ano inteiro.

  • Adriano Moura possui uma produção cultural das mais ecléticas porque além de professor é escritor, poeta e dramaturgo. Acaba de escrever um espetáculo teatral sobre o líder do MST Cícero Guedes e ser eleito para a Academia Campista de Letras.

  • Matheus Nicolau é de um virtuosismo ímpar porque toca, canta e compõe com extrema qualidade. Venceu o último concurso de samba-enredo da tradicional Escola de Samba Ururau da Lapa e o Festival Sanjoanense da Canção em São João da Barra este ano.

  • Joilson Bessa além de talentosíssimo é de uma generosidade para lá de rara. Sua consciência social e seu amor pelos bichos emocionam e contagiam. É um poeta daqueles e seus versos não são só inspirados, mas principalmente provocadores.

  • Fernando Rossi é sem qualquer sombra de dúvida o mais produtivo diretor teatral de Campos. Com o seu Estúdio Gente É Pra Brilhar, Não Pra Morrer de Fome mantém viva a chama do Teatro e anda se aventurando como cineasta.

  • Conceição Muniz consegue ser uma unanimidade que, como exceção, confirma a frase do jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues não sendo burra. Aos 92 anos já publicou um livro, recebeu o Prêmio Alberto Lamego e será enredo carnavalesco.


Fonte: Marcelo Sampaio

Scuna
Rente a Car