CopyArte

Relacionamentos abusivos!

Fabielly Vasconcelos Nogueira

Por Portal Evidência em 25/12/2021 às 21:19:31

Imagem retirada da internet

Essa semana abordaremos um tema que vem sendo muito debatido nas redes sociais e no nosso dia a dia, o famoso relacionamento tóxico. Todos nós quando falamos sobre relações abusivas temos uma história que aconteceu com alguém muito próximo, ou até mesmo já nos aconteceu ou vivemos em situações de abusos em relacionamentos.

Mas como identificar que estamos passando por esse tipo de situação? Ou seja, quando estamos vivendo um relacionamento abusivo e como podemos supera-lo?

Perguntas como essas são as mais recebidas por mim quando esse tema é trazido a tona no Instagram, além disso, muitos se questionam como podemos alertar ou ajudar alguém que se encontra nesse tipo de situação. Nós muitas vezes nos perguntamos como que aqueles que vivem assim não percebem que passam por isso, ou até mesmo como se permitem vivenciar abusos.

Quando estamos em um relacionamento saudável, as coisas simplesmente acontecem de uma maneira natural, elas funcionam. Lógico que todos os relacionamentos tem problemas de suas dificuldades, mas você e seu parceiro podem e devem conversar, as decisões mais importantes são sempre tomadas juntas, e, dessa forma, vocês aproveitam a companhia uma do outro. Deve existir parceria e conversa. Mas essa é a descrição de um relacionamento saudável, discordância de opiniões e pensamentos vão acontecer, mas nada que fuja a uma normalidade.

Já os relacionamentos abusivos são bem diferentes. É muito fácil de identificar traços de abuso no relacionamento de outras pessoas, mas quando é você que está dentro dessa relação o assunto é bem diferente. Os abusos podem ser caracterizados em: violência física, quando utiliza-se de força física; violência psicológica, quando há opressão psicológica; violência moral, quando ocorre opressão ou exposição do indivíduo; violência sexual, quando há imposição de cunho sexual sem consentimento; violência econômica, consiste na subtração de bens ou imposição de dependência econômica; violência social, é a repressão ou opressão de grupos minoritários.

Mas agora vamos ao mais importante, o nosso questionamento inicial, como sair e como saber se vivemos um relacionamento abusivo? Quando a falta de apoio, a comunicação tóxica, o ciúmes em excesso, a falta de carinho juntamente com as críticas excessivas, o controle e a falta de honestidade vem a tona, é uma bandeira vermelha e uma confirmação de que você vive em um relacionamento abusivo. Segundo o OHTC (Omni Hypnosis Training Center), o primeiro passo para se superar um relacionamento abusivo é reconhecer que você está nele, o segundo passo não é tão fácil, mas é muito importante, ser firme, manter sua decisão e não dar ouvidos ao abusador.

E ai? Você vive um relacionamento abusivo, ou conhece alguém que está em uma situação assim? É muito importante durante todo o processo, o apoio de amigos e familiares, a negligência, oposição ou omissão só fazem com que a vítima se afunde cada vez mais. Se ame e se valorize, não se permita mais fazer parte de um relacionamento abusivo. Vale a pena ficar alerta a qualquer um dos sinais apontados acima, caso precisem de ajuda ou se interessam por esse tipo de conteúdo entrem em contato comigo pela DM do Instagram por @sexologa_fabielly.

Um beijo pra cada um de vocês, fiquem ligados que jaja tem mais.





Fonte: Fabielly Vasconcelos Nogueira

Scuna
Rente a Car