CopyArte

Autoaceitação Corporal!!!

Fabielly Vasconcelos Nogueira

Por Portal Evidência em 23/01/2022 às 02:09:42

Imagem: Reprodução

Autoaceitação do corpo parece algo simples para alguns, muitas pessoas vão ler e nunca vão entender o significado dessa palavra e na verdade seria muito bom se fosse assim para todos, mas essa não é nossa realidade e não posso afirmar se é maioria ou minoria mas vou falar de grupo de pessoas que podemos afirmar que passam ou passaram por essa etapa de uma falta de reconhecimento de uma aceitação de seu próprio corpo.

Vou começar aqui falando das mulheres que fazem tratamento para câncer de mama" a mastectomia é a modalidade cirúrgica que causa maiores impactos sobre a imagem corporal e sexualidade, interferindo na qualidade de vida. Outro fator é a reconstrução da mama quando realizada imediatamente muda a vida da paciente e melhora a autoaceitação corporal." Os estudantes Bárbara Martins Faria, Isabela Martins Rodrigues, Leticia Verri Marquez e Uriel da Silva Pires, do curso de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e o professor Stefan Vilges de Oliveira, do Departamento de Saúde Coletiva (Desco) da Faculdade de Medicina (Famed/UFU), realizaram uma revisão sistemática da literatura com o objetivo de compreender como a mastectomia impacta a imagem corporal e a sexualidade de mulheres que passaram pelo tratamento do câncer de mama, além de ter uma compreensão geral acerca da qualidade de vida dessas pacientes."( https://comunica.ufu.br/noticia/2021/04)

A mutilação feita no tratamento do câncer de mama muitas vezes retira a identidade dessas mulheres e seu reconhecimento corporal, muitas delas depois de vencer a batalha contra essa doença começam uma nova batalha de aceitar esse novo corpo, de se entender novamente com sua sexualidade.

Mas muitas mulheres fazem cirurgias estéticas nas mamas para melhorar o visual no espelho ou mesmo muitas vezes para uma aceitação de outras pessoas sobre seu corpo, mas perdem a sensibilidade de uma das maiores áreas sexuais do corpo feminino, pois ao cortar os mamilos onde temos muitos vasos e uma região extremamente sensível, muitas mulheres não recuperam a sensibilidade após uma cirurgia estática nas mamas e quando recuperam demoram anos e não retorna como era. E será que o corpo ficou ideal?

Outra forma muito agressiva da distorção da imagem do corpo são as pessoas que sofrem de anorexia, que é um distúrbio alimentar resultado da preocupação exagerada com o peso corporal, que pode provocar problemas psiquiátricos graves. A pessoa se olha no espelho e embora extremamente magra, se vê obesa. Com medo de engordar, exagera na atividade física, jejua, jejua, vomita, toma laxantes e diuréticos.

A distorção da imagem no espelho o não reconhecimento é algo que não temos como explicar, a pessoa compra roupas de números maiores que o que ela veste porque ela tem certeza que ela não cabe dentro de números menores, o sexo para essas pessoas praticamente não existe ou podem acontecer no escuro, elas quase não permitem que uma outra pessoa olhem seu corpo.

Vamos falar agora de um transtorno psicológico em que existe preocupação excessiva pelo corpo, esse transtorno afeta tanto que atrapalha não só a vida sexual mas começa a atrapalhar a vida social como um todo, afeta o trabalho, a convivência familiar, afeta a vida como um todo é a dismorfia corporal.

Este distúrbio afeta igualmente homens e mulheres, principalmente na adolescência, As pessoas que sofrem de dismorfia corporal, preocupam-se em excesso com a aparência do corpo, mas, na maior parte dos casos, preocupam-se mais com pormenores do rosto, como com o tamanho do nariz, das orelhas ou a presença excessiva de acne, por exemplo.

Não é por coincidência que tem aumentado muito o número exagerado de harmonização facial entre os jovens mulheres e homens, geralmente procurando essa autoaceitação, mas ela nunca chega a insatisfação ela só aumenta, os corpos vão ficando cada vez mais distante do que eles acham ideal, e eles vão se perdendo dele mesmos.

Se aceitar não é um trabalho fácil a autoaceitação corporal para jovens e adultos cada vez mais em um mundo onde a imagem é um produto que vende junto com a felicidade e a perfeição fica cada vez mais difícil.

Então a dica evite ao máximo se intoxicar pelos padrões impostos a vocês desde de pequenos, fácil não é, quando perceber que está muito fixo na aparência e que o sexual está sendo afetado procure ajuda. A primeira coisa que é afetada é o sexual pois nos escondemos do outro e de nós mesmos.

Fonte: Fabielly Vasconcelos Nogueira

Ler anterior

Ponto Chic

Ler próxima

DICAS DE VERÃO

Scuna
Rente a Car