CopyArte

Contraceptivos e desejos

Fabielly Vasconcelos Nogueira

Por Portal Evidência em 23/04/2022 às 22:49:39

Reprodução

Tenho recebido alguns questionamentos sobre métodos contraceptivos e a relação que eles possam ter com a libido.

Algumas mulheres estão reclamando que o Diu fez com que elas perdessem o apetite sexual. Será que isso tem realmente fundamento?

O texto de hoje vai servir para tentar esclarecer algumas duvidas sobre esse método contraceptivo que vem causando algumas polemicas.

Existe uma crença que os contraceptivos hormonais diminuem o apetite sexual, isso vem devido a esses agirem diretamente na diminuição da testosterona, tentando explicar de uma maneira bem simples esse contraceptivos hormonais fazem com que o corpo pense que existe uma gravidez. Mas a diminuição do apetite sexual já é toda uma crença criada ao redor disso.

Existem muitos estudos sobre isso e nem todos chegam a um ponto comum. Na verdade o corpo feminino ainda tem muita coisas para nos revelar, nosso prazer é fisiológico mas como já falei aqui depende muito do nosso psicológico.

A verdade é que usar um contraceptivo intrauterino Hormonal (DIU) a mulher pode ser impactada positivamente ou negativamente.

Como por exemplo, o tipo e os níveis dos hormônios no seu contraceptivo hormonal, parceiros(as) e suas relações e as opiniões dele(a) sobre o contraceptivo, como se sente em relação aos riscos de fazer sexo sem um contraceptivo.

Esses são alguns fatores que podem influenciar a mulher sobre seu desejo sexual após ter optado usar o DIU e não apenas a utilização do contraceptivo, nós somos um mecanismo muito complexo e não apenas mecânico.

Ao decidir pelo uso de um contraceptivo hormonal tem que entender o que é mais ou menos importante para você e seu desejo sexual, o que mais causará impacto na sua vida e no seu psicológico. É muito mais individual que uma questão de generalizar.

Se o seu contraceptivo faz com que você tenha uma menstruação irregular e seios doloridos, mas protege quase 100% de uma gravidez indesejada, os benefícios seriam maiores do que os pontos negativos para você?

Pode ser que para algumas mulheres estar protegida de uma gravidez é muito mais importante que os desconfortos que o hormônio vai causar e por isso quando for pensar na relação sexual o desejo e a excitação vão fluir com muito mais naturalidade e vontade.

Mesmo que no geral o método não influencia diretamente no desejo sexual, muitas mulheres podem perceber uma melhora ou um piora em sua vida sexual após a utilização do método.


Ler próxima

Ponto Chic

Scuna
Rente a Car