CopyArte

Iluminando lembranças

Patrícia Bueno

Por Portal Evidência em 23/01/2022 às 00:48:03

Patrícia Bueno

Nem sempre paisagens são meras paisagens... Fotografar lugares desconhecidos é diferente de registrar aqueles com os quais temos algum sentimento de pertencimento. A praia do Farol é um desses imãs de lembranças. Há uma intimidade entre a gente, conquistada há bastante tempo. Farol acende minha infância, passeia por minha adolescência e deságua nos tempos atuais. Ondas de saudade me invadem ao relembrar pessoas e momentos dos quais nunca irei me esquecer. Estão incrustrados na memória afetiva como mariscos nos cascos dos navios.

Apesar de não frequentar a praia como antes, visitar o Farol é como rever aquele amigo que não está tão perto... mas está tão perto! Se é que me entendem. Ruas de calçamento rústico, casas antigas, casuarinas que margeiam a orla, a areia grossa pontuada de conchinhas... Tudo é nostalgia. Quando aponto a câmera para as belezas do lugar, miro nas paisagens e registro um presente vestido de passado, como se pudesse materializar sentimentos.

O mar revolto, o vento ameno, os barcos coloridos, o cheiro forte do pescado, a longa avenida por onde passaram os foliões dos tradicionais blocos, os Ladrões de Bagdá, o bar do seu Carlitos, o vendedor de picolé, os bailes no São Thomé Praia Clube... Pesco tudo isso com uma só rede. A grande rede do tempo.

Lugar de destaque tem a imensa torre a iluminar o mar de nossas lembranças. Já estive lá em cima... E aquela imensidão de água salgada a perder de vista nunca me saiu da cabeça. Por mais bravias que sejam as ondas, elas me trazem paz. Acho que por isso algo se asserena dentro de mim quando observo o nosso centenário farol e seu foco giratório a orientar embarcações. E dele extraio não só lembranças, mas também lições, como por exemplo, a de que, assim como na vida, existe um intervalo entre a escuridão e a luz.

O adeus à diva da MPB

Por mais que saibamos que um dia partiremos, é difícil não lamentarmos a morte de pessoas como a Elza Soares. Perdemos muito de nossa representatividade com a partida da nossa diva de voz marcante e sempre sábias palavras. A estrela subiu. O brilho ficou. É nosso consolo.

Enluarada

Ei! Já olhou pro céu esta semana? Após período de chuva incessante, a lua tem reinado absoluta neste céu de verão. Para deleite de fotógrafos, poetas ou simplesmente admiradores dessa maravilha da criação divina. Se estiver numa praia então, não deixe de apreciar esse espetáculo que nem sempre atrai expectadores, mas que sempre será digno dos melhores aplausos.

Ler anterior

Fatos & Fotos

Ler próxima

Ponto Chic

Scuna
Rente a Car