CopyArte

Lentes que denunciam

Patrícia Bueno

Por Portal Evidência em 13/08/2022 às 19:41:24

Peço licença aos meus leitores, mas desta vez não vou apresentar fotos minhas. Pego carona no talento do artista Raul Leal para falar sobre a exposição Terra Vermelha, que foi aberta no último dia 6, no Casarão do Sesc Campos. A ideia é lançar luz sobre a forma com que vêm sendo tratados os recursos naturais do interior do Rio, o que propicia um cenário de degradação com erosões, secas prolongadas, má qualidade do solo e a alteração do bioma regional.

Como maneira de abordar esses problemas, Raul propõe nesta exposição uma série de trabalhos fotográficos impressos em papel e chapas de madeira, em que figuram registros da paisagem, de plantas e de mudas de árvores cultivadas pelo artista em áreas degradadas, tanto na zona fluminense como em outros espaços. São duas séries onde, nas palavras do próprio artista, ele lida com "memórias, ausências e apagamentos".

No belíssimo Casarão da Gil de Góis, o visitante pode reparar alguns espaços vazios entre as sequências de fotografias. E isso tem um porquê. Nesses vãos entrarão trabalhos que serão fruto de um ateliê coletivo. Mudas de árvores serão plantadas com apoio do Sesc e transformadas, posteriormente, em objetos de arte sob a prática de Raul, sendo exibidas em seguida na exposição.

"Terra Vermelha" permanece em cartaz até o dia 9 de outubro. As visitas podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 20h, sábados, domingos e feriados das 9h às 18h. Vale a pena visitar e apoiar esse projeto que faz reverberar um tema que é de profunda importância para o futuro da região Norte e Noroeste fluminense. A entrada é franca.


Trem da História

Sucesso absoluto a procura pela performance do Curso Livre de Teatro no interior do Museu Histórico de Campos, no dia do padroeiro da cidade. Foram três "estações" lotadas para embarcar na rica história campista, contada por alguns de seus personagens mais ilustres. Bem que o projeto Trem da História poderia ser incorporado à rotina do Museu com apresentações semanais ou quinzenais. Com certeza eu embarcaria de novo nesta aventura pelo passado.

Cícero voltou!

Quem perdeu a apresentação do espetáculo "Meu Nome é Cícero" terá nova oportunidade nos próximos dias 27 e 28 de agosto, na Santa Paciência Casa Criativa. Com sessões às 19h, tanto no sábado, quanto no domingo, a peça passeia pela trajetória de pessoas que lutam pelo direito à terra, sobretudo o líder Cícero Guedes, assassinado covardemente em Campos. O roteiro de Adriano Moura é embalado pela trilha especialmente composta por Matheus Nicolau. No elenco estão o próprio Adriano, e os atores Arnaldo Zeus, Gualter Torres e Adriana Medeiros. A venda online será via whatsapp: (22) 99996163.

Fonte: Patrícia Bueno

Ler anterior

Ponto Chic

Scuna
Rente a Car