CopyArte

Nosso vibrante Mercado

Patrícia Bueno

Por Portal Evidência em 22/09/2022 às 23:53:39

Patrícia Bueno

Visitar o Mercado de Campos é passar por uma forte experiência sensorial. Cores, cheiros, formas, sons, texturas... Tudo é muito característico. Na quinta-feira estive lá, para brindar com um refrescante caldo de cana os 101 anos de história. Enquanto degustava a bebida-símbolo do lugar, observava o prédio inspirado na arquitetura francesa, erguida pelo então prefeito Luiz Sobral.

Encantado com o Mercado de Nice, Sobral teria sido seduzido pela diversidade de flores, comidas típicas, frutas, legumes frescos, mel, ervas e temperos do mercado europeu em viagem à França. Tanto, que resolveu trazer para sua cidade a ideia de uma estrutura parecida.

Localizado no Centro de Campos, o Mercado tem um vizinho ilustre: o Canal Campos-Macaé. Ambos trazem as marcas de um passado rico em história e de um patrimônio que ainda carece de um olhar mais atento, de pertencimento e cuidado.

Um intenso movimento de clientes é registrado principalmente no horário da manhã. A feira livre é vibrante, colorida, barulhenta. Há quem vá buscar produtos nas floras, grãos, peças de madeira ou de palha, chapéus, fumo de rolo, incenso... Ou, simplesmente, jogar conversa fora.

O fato é que muita história preenche aqueles corredores. Em cada boxe, memórias de várias gerações, lutas travadas diariamente pelo sustento. Na torre ainda imponente, os ponteiros do antigo relógio não marcam mais a passagem do tempo, mas é numa engrenagem invisível que a vida passa agitada pelo mercado centenário. E os cheiros, sons, cores e texturas se espalham no ar, convidando a uma singular visita.




MARAVILHA DE CENÁRIO

Um clique da nossa belíssima Lagoa de Cima. A festa das garças interesseiras na companhia do pescador. Cenários assim fazem desse lugar um paraíso de águas mansas. Cuidemos!

ADEUS, CANDINHO

Muito triste com a partida do querido Candinho Vasconcellos. Nos vimos pela última vez antes do início da pandemia, mas nos falamos por telefone algumas vezes. Seguimos conectados por um imenso carinho que nasceu na redação de O Diário. Já sinto saudades...





CHUVA FOTOGÊNICA

A chuva traz oportunidades incríveis para quem curte fotografia. É só ficar atento às delicadezas espalhadas pelos jardins...

DE VOLTA A CAMPOS

O artista Raul Leal voltará a Campos para instalar os trabalhos que completam a exposição Terra Vermelha, no Casarão das Artes do Sesc. São imagens das mudas de árvores plantadas recentemente na cidade. A exposição foi aberta no dia 06 de agosto deste ano e receberá mais uma visita guiada com a presença do artista no dia 23.09, às 15h. No dia 24, também às 15h, uma ação de plantio de mudas vai acontecer na Av. Nossa Sra do Carmo, junto ao projeto Campos Mais Verde.


Fonte: Patrícia Bueno

Ler anterior

Ponto Chic

Scuna
Rente a Car